domingo, 26 de janeiro de 2014

25/01/2014, Gran Fondo 1 do Strava, Mais um Desafio Solitário.

Como a maioria sabe, eu sou chegado num desafio meio pirado, ai no fim de dezembro o Strava lançou o desafio Gran Fondo 1, que consiste em pedalar pelo menos 130 km num pedal ininterrupto.

Desafio lançado, pensei nas opções e sobrou para ontem, o dia para realizar o desafio, solo como sempre, o que de certa maneira anda me incomodando, mas bora lá, ouvindo música e falando sozinho pelo caminho.

Saí da Vila Itoupava as 05:40 da manhã a caminho de Massaranduba, ainda no escuro.


Chegando em Massaranduba começou a clarear.


Fui pela Rodovia Guilherme Jensen até no Posto Pacheco, de onde em frente ao Posto Pacheco peguei a Rodovia que liga Massaranduba a BR 101 em Barra Velha, onde logo no começo o sol nasceu, mostrando que o dia seria mais uma vez quente.



Esse sol, deu um animo melhor para acelerar para chegar rápido na 101, mais uma parada rápida em São João do Itaperiú para tirar umas fotos rápidas e bora...



Alguns kms a frente e acaba a moleza da tranquilidade de interior, entrei na BR 101 e a necessidade de atenção aumenta.



Chegando na 101, 50kms rodados, resolvi fazer uma parada estratégica no Maiochi para tomar café antes de seguir caminho.



Dali em diante foi só alegria, enfrentar os 30 kms até no trevo da BR 470 em Navegantes, os sobe e desce dos viadutos, os motoristas de caminhão tirando fina, como se a meta deles fosse andar com uma roda do lado de fora da faixa branca lateral, mas compensado pela vista do mar em parte do percurso, a vista do Morro do Bau no horizonte na altura de Piçarras e uma paradinha rápida na beira da rodovia para um tomar um gel e passar protetor solar e seguir caminho.








Antes de chegar no viaduto da 101 em Navegantes, mais uma paradinha para uma abastecida e se preparar psicologicamente para enfrentar o trecho de 30 km entre a 470 e Luis Alves.



Esse trecho é um teste de sobrevivência de qualquer biker, apesar de ser uma região linda e fazer parte do Circuito Costa verde e Mar de Cicloturismo, a rodovia esta abandonada a décadas, o acostamento é inexistente e a pista em si é um mar de buracos sendo que nem a margem da rodovia tu consegue pedalar em linha reta, pois é toda coberta de trechos com buracos, uma vergonha em nível nacional, quando se chega na placa turística que faz menção ao roteiro cicloturistico, tem uma placa do governo federal que fala em quase meio milhão de reais de investimentos em sinalização...no meu humilde ponto de vista, deveriam ter investido esse dinheiro na revitalização da rodovia, tão importante para escoamento de carga e ligação com o litoral.




Trecho realmente complicado, quase atropelado por algum babaca numa Range Rover Evoque preta, que vinha ultrapassando a toda na contra-mão, mas ao mesmo tempo bucólico com as paisagens e o tio do picolé de bike tocando seu apito.

Antes de chegar na cidade, resolvi aproveitar um gramado com um enorme sombreiro para dar uma relaxada do sol do meio-dia.




Luis Alves é tipicamente a cidade de interior, calma e pacata, com sua igreja no cume do morro, suas quedas de água em pleno centro da cidade, o povo educado, enfim, um paraíso.



Dali para frente são apenas uns 17 km até em casa, mas de subidas e poeira, mas de qualquer forma, deliciosos de pedalar, com o rio de um lado e o mato do outro, quase em casa, já dava para ficar feliz com o desafio cumprido.



Resumo da ópera, desafio cumprido, com 131.3 km rodados em 6:58 de pedal, com média mais que suficiente para cumprir um Audax, o que por hora é minha meta principal do ano esportivamente, ou seja, chegar até no Audax 1000k. A bicicleta novamente foi perfeita, completando 2000 kms rodados com ela, sem problemas e apenas uma troca de corrente.

Ficam meus agradecimentos nessa empreitada a equipe da Happy Bike, por deixar a bike perfeita para girar, ao Silvio da Cúpula Criativa pelo apoio na montagem e manutenção do site e criação da minha marca, ao Adilson e Silvano da Furbo Camisas Esportivas pela confecção da minha camiseta e ao Elton da Academia Impacto Fitness, onde treino a musculatura e pela colaboração na suplementação e claro a minha família que me apoia e entende as minhas horas de ausência.

E um agradecimento especial ao amigo Luís Augusto Ramos Xavier, que saiu do conforto da sua casa para tentar me encontrar no caminho e fazer meu reabastecimento de água, a irmandade do pedal não é fraca, te espero para pedalar comigo uma hora dessas.

Obrigado a todos, boa leitura e abaixo segue o pedal no Strava.



8 comentários:

Blog do Marcelo Morcego disse...

Cara, muito bom, mais sozinho é foda, você correu dois riscos perigosíssimos, um de ser assaltado e um de algum tombo e tal. Mais Deus é conosco. Fico feliz por você pela coragem e determinação para um feito como este. E galera bora pedalar com nosso amigo ai uai...

PEDALADAS. disse...

Beleza heim!!!
Qualquer dia dá uma chegadinha aqui em casa para tomarmos um caldo de cana. No início da minha rua tem uma garapeira muito boa. São só 142 km do centro de Blumenau até o portão da minha casa.
Abraços

Crazy Biker disse...

Com certeza Marcelo, o risco existe, mas o tamanho e o treino de artes marciais me trazem um pouco de tranquilidade e galera do Pedaladas, pode apostar, quando partir pros treinos do Audax para cima dos 300k, irei fazer um bate volta ai.

Jeferson Brüning disse...

Muito boa essa pedalada. Realmente pedalar nas nossas rodovias é um risco que infelizmente temos que correr para fazer o que gostamos e atingir nossos objetivos. Qualquer dia desses dá certo de fazermos uma pedalada juntos. Abraço.

Crazy Biker disse...

Com certeza Jeferson, se não rolar em outra oportunidade, será em algum Audax. Ainda tenho muito a aprender com vcs, como ciclistas e como blogueiros...Abração.

Gil Chaves disse...

Parabéns, Eleonésio!
Quando crescer, quero ser assim.
Além dos treinamentos, denuncia o estado de nossas rodovias, da educação de nossos motoristas e, iais gratificante, curte a belezura de nossos caminhos.

Crazy Biker disse...

Obrigado Gil, é gratificante ver que o pessoal esta gostando das postagens, agora quando a ser como eu.....o amigo já me supera em muito, vocês pedalam para caramba.

Unknown disse...

show riderrrr... parabéns pelo teu blog e , obviamente, pelos relatos... muito massa